sábado, 28 de março de 2009

Justiça Manda Soltar Presos em Operação
que Investiga Camargo Corrêa
O Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região concedeu neste sábado (28) habeas corpus para a soltura de dez pessoas presas durante a Operação Castelo de Areia, da Polícia Federal, que investiga a construtora Camargo Corrêa.Segundo o TRF, foram dois habeas corpus concedidos pela desembargadora Cecília Mello.

Na quarta (25), quatro executivos da construtora, duas secretárias e quatro supostos doleiros, foram presos por suspeita de envolvimento em um esquema de remessa ilegal de dinheiro da construtora para o exterior por intermédio de doleiros que atuam no Brasil e em outros países. Segundo o MPF, foi criado um esquema sofisticado de operações de câmbio e transferências bancárias.
A investigação da Polícia Federal indiciou na sexta-feira (27) o diretor da construtora Raggi Badra Neto e a secretária Darcy Flores, acusados pela polícia dos crimes de câmbio ilegal, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. A empresa nega irregularidades e disse que vai cooperar com a investigação.
A PF também pôs a empreiteira sob suspeita de crime eleitoral. As suspeitas da polícia sobre a prática de crimes eleitorais são baseadas em conversas entre executivos da Camargo Corrêa gravadas durante a investigação.
Na sexta (28), a defesa da Camargo Corrêa ganhou um reforço, o ex-ministro da Justiça e advogado Márcio Thomaz Bastos assumiu o caso. “Acho que não houve crime, acredito nisso, isso só será decidido ao final, depois que a defesa tiver a oportunidade de dar sua versão, tanto em relação a crimes financeiros como a crimes eleitorais, nós temos uma convicção muito forte de que não existem esses crimes”, disse.
FÓRMULA 1

Dobradinha Button-Barrichello na 1.ª Fila
do GP da Austrália

A novata Brawn GP garantiu uma inédita dobradinha na largada do GP da Austrália de Fórmula 1, na abertura da temporada 2009. O inglês Jenson Button e o brasileiro Rubens Barrichello fizeram o primeiro e o segundo melhores tempos, respectivamente, no treino deste sábado, em Melbourne, e saem na frente para as 58 voltas da prova marcada para as 3 horas (de Brasília) deste domingo.

Parece surpresa, mas o desempenho da equipe que assumiu o lugar da Honda neste último treino só confirma a ótima fase da equipe, que andou muito bem nos testes pré-temporada que participou (apenas os últimos). O domínio da Brawn GP na pista sobre os rivais é evidente. Fez o melhor tempo na primeira sessão (1min25s006) e na segunda sessão (1min24s783), ambos com Barrichello, e também o segundo tempo, ambos com Button. Somente na terceira e decisiva sessão a situação se inverteu.

A dobradinha da equipe inglesa quebra um jejum de 39 anos sem uma equipe estreante nas primeiras posições. A anterior havia sido em 1970, com a extinta March e Jackie Stewart e Chris Amon, no GP da África do Sul. Essa será também a primeira vez após 38 corridas que a F-1 terá uma primeira fila sem um carro de Ferrari ou McLaren. Além disso, Jenson Button encerra um jejum de três anos sem uma pole. Antes disso garantiu o primeiro lugar pela Honda em 2006, na mesma Austrália. E esta é a quarta pole position do inglês em sua carreira na F-1.

Já para Rubens Barrichello a marca a ser comemorada é voltar a ocupar a primeira fila depois de três anos. A anterior havia sido em 2006, ainda na Ferrari, quando conquistou a pole position do GP do Brasil.

Ao lado da novata equipe inglesa, aparecem a Red Bull, com Sebastian Vettel (3.º) e Robert Kubica, da BMW (4.º). O treino deste sábado marca uma inversão histórica no grid em relação aos últimos anos. A Ferrari, de Felipe Massa, campeã mundial de construtores do ano passado, ficou para trás: ele larga em 6.º, com o finlandês Kimi Raikkonen logo atrás, em sétimo. Os dois foram beneficiados com a desclassificação da Toyota, de Jarno Trulli (então sexto) e Timo Glock (então nono), que tinha elementos móveis em sua asa traseira, o que é irregular.