terça-feira, 27 de outubro de 2009

INFORMÁTICA




Sistema operacional mais fácil e intuitivo


Ricardo Rigel

A Microsoft anunciou na última semana o novo sistema operacional Windows 7, que já está disponível para os consumidores. Apesar de chegar às lojas como uma versão completa vendida em caixinha com o DVD que vai substituir o Vista, os principais fabricantes de PCs do País vão colocar no varejo pelo menos 148 novos computadores com o Windows 7.

"Hoje, o Brasil é o quinto maior mercado de PCs do mundo. Em cinco anos, será o terceiro, atrás apenas dos Estados Unidos e China", comentou Darren Huston, vice-presidente corporativo da Microsoft, que veio para o lançamento no Brasil.

Apesar disso, a empresa só vai adotar nos Estados Unidos a distribuição por downloads do Windows 7 por conta da "maturidade daquele mercado", de acordo com Oswaldo Barbosa, diretor da área de consumo da Microsoft Brasil.

A Microsoft comentou alguns números enormes sobre o uso do Windows em todo o mundo. São 1 bilhão de computadores utilizando o sistema operacional da companhia. Apenas na fase de testes do Windows 7, foram 8 milhões de pessoas avaliando o sistema, informando problemas e pedindo modificações e recursos novos. A Microsoft insiste no fato de que ouviu o usuário (doméstico e corporativo) para tornar o Windows mais fácil e intuitivo.

No Brasil, o Windows 7 começa a ser vendido por mais de 20 fabricantes de PCs, que vão lançar 148 modelos de netbooks, notebooks e desktops. "Este Natal vamos recuperar a perda de vendas do ano passado. Vai ser um estouro", disse Hélio Rotemberg, presidente da Positivo Informática, prevendo um aumento nas vendas de novos computadores no final do ano por conta do Windows 7. Itautec, LG e Compujob, entre outras, já anunciam máquinas com o novo SO.

Mesmo com um número alto de novos PCs à venda com Windows 7, a própria Microsoft estima que 95% das máquinas hoje com Vista disponíveis no varejo estão prontas para rodar o Windows 7 sem problemas, segundo Barbosa.

Crítica não incomoda

Após o lançamento do Windows 7, o presidente da Microsoft, Steve Ballmer, comentou os deboches da Apple. Segundo o executivo, no fim das contas, os consumidores acabam escolhendo a plataforma Windows em vez de Macs. Mas é claro que a rivalidade entre as duas empresas não poderia passar em branco: a companhia de Steve Jobs já está veiculando um novo comercial da série "Get a Mac", que faz pouco caso do sistema concorrente.

No vídeo, o homem que representa o Windows garante que a sétima versão irá solucionar todos os problemas da anterior, o Vista. O rapaz jovem e descolado (representando o Mac) argumenta que já viu isso antes.

A partir daí, mostram cenas como se fossem flashbacks com as versões anteriores do sistema da Microsoft até chegar ao Windows 2, nos anos 80 - com o personagem devidamente caracterizado com blazer em tons pastéis, óculos com lentes escuras sobressalentes e os famosos "mullets" (corte de cabelo curto que deixa um pedaço grande na nuca).

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