segunda-feira, 13 de abril de 2009

CORRIDA PRESIDENCIAL

Serra Sai na Frente: Nos Gastos Com Publicidade

Os principais pré-candidatos à Presidência, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e os governadores tucanos Aécio Neves (MG) e José Serra (SP), reforçaram o orçamento previsto para publicidade em 2009. O aumento previsto para este ano está acima da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou 2008 em 5,9%. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

A expectativa de gastos (excluindo estatais), em São Paulo, cresceu 43,6% - de R$ 158 milhões em 2008 para R$ 227 milhões em 2009. O governo paulista afirma que o valor compreende a divulgação de uma série de novos programas, como a Nota Fiscal Paulista, ações que só funcionam se a população souber de sua existência.

Em Minas Gerais, a previsão orçamentária é de crescimento de 35,7%, ou R$ 40,7 milhões contra R$ 30 milhões em 2008. A assessoria de imprensa do governo afirmou que os valores que constam na abertura dos orçamentos não correspondem, necessariamente, à expectativa de investimento total na área.

No governo federal, o orçamento da Secretaria de Comunicação Social (Secom) saiu de R$ 123,2 milhões para R$ 155 milhões este ano, o que representa um acréscimo de 25,81%. A assessoria de imprensa informou que o aumento ocorreu porque em 2009 serão realizados programas como a promoção da imagem do país no exterior, além de serviços de pesquisas de opinião (sobre programas como PAC e Bolsa Família) e também os serviços de reformulação dos portais de internet, que juntos somam R$ 31 milhões.