quarta-feira, 15 de abril de 2009

ECONOMIA

Colômbia Está de Olho no Mercosul
A Colômbia poderia fazer o mesmo movimento que a Venezuela em direção ao Mercosul se não houver um avanço nos acordos comerciais da Comunidade Andina das Nações (CAN), afirmou o presidente colombiano Alvaro Uribe.
– O Mercosul vem ganhado mais força do que a CAN e não vejo nenhum problema de que, algum dia, os países se unam em um único bloco – disse Uribe, um dos poucos presidentes da América Latina presentes ao encontro regional para a região realizado pelo World Economic Forum (WEF), para um pequeno grupo de jornalistas e jovens líderes do Fórum.
Uribe, acrescentou que a Colômbia tem como política ampliar o número de acordos de livre comércio, passando de 4 para 45 até o final do governo, e citou como exemplo Chile, Canadá e países da América Central.
O presidente colombiano, um dos com os mais altos índices de popularidade na América Latina, procurou destacar que seu governo vem adotando politicas anticíclicas para combater os efeitos da crise financeira mundial. No entanto, não descartou a possibilidade de o país poder fazer como o México e buscar uma linha de financiamento junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI), como fez recentemente o México.

– A Colômbia terá que se financiar para evitar comprometer o futuro – disse Uribe, que ressaltou que, no momento, o país não precisa de um empréstimo. – Estamos em boa situação diante dessa turbulência mundial e vem ganhando posições no ranking de competitividade na região nos últimos dois anos.
Lula diz "Ter a Intenção" de Tornar Dilma Candidata

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu hoje que "tem a intenção" de fazer com que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, seja a candidata do PT à Presidência da República em 2010, com o apoio de outros partidos. Em entrevista ao programa "Show do Antonio Carlos", da Rádio Globo AM, Lula afirmou que "fazer o sucessor é uma tarefa gigantesca", mas que a virtual vitória de Dilma "dependerá do trabalho de cada brasileiro e de cada brasileira".

Ele disse também que é "bobagem" imaginar que daqui a quatro anos poderá voltar ao cargo.

—Rei morto, rei posto. Eu tenho é de me contentar e agradecer a Deus porque eu já fui presidente oito anos, eleito duas vezes com mais de 60% dos votos — declarou.

Lula prosseguiu afirmando que deseja que o próximo presidente faça mais do que ele, "com mais competência, e que faça melhor".

— Que o povo não tenha saudade de mim, mas tenha saudade do que a pessoa fez — acentuou.

O presidente ainda falou no programa de rádio sobre a crise econômica global. De acordo com Lula, o Brasil "é o País mais sólido do mundo em meio à crise". Segundo ele, entre os fatores que ajudam, estão o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto de moradias que prevê construir um milhão de casas, a redução temporária do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de carros novos, o estímulo à construção civil, entre outros:

— Estamos cuidando da construção civil para que a economia, quando terminar a crise, volte muito mais forte do que ela estava em julho de 2008.

Lula admitiu ainda, na entrevista, que o prazo para a entrega das residências do plano habitacional depende dos empresários.

— Depende de quem tiver capacidade de fazer, porque o dinheiro nós temos, disponibilizamos os subsídios — acrescentou.

REFLEXÃO

Até as Estrelas Fracassam



Colaborou: Kelly Krishna