terça-feira, 14 de abril de 2009

Lula Diz Que o Pior da Crise já Passou


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que o pior da crise econômica internacional já passou. “Eu, se pudesse fazer uma afirmação, diria para você: eu acho que o pior efetivamente já passou. Eu trabalho com esta hipótese, quase com esta convicção. Os dados vão mostrar se isso é verdade ou não”.

Segundo ele, os números da economia mundial já mostram que está havendo recuperação em alguns países. “Eu concordo que há sinas de muito otimismo no mundo inteiro. Penso que a reunião do G20 produziu um efeito psicológico muito grande na economia mundial”, avaliou ao lembrar a reunião do grupo das maiores economias do mundo, desenvolvidas e emergentes, na Inglaterra, ocorrida no último dia 2.


Referindo-se especificamente sobre o Brasil, o presidente considerou que as medidas tomadas pelo governo na economia foram “importantes e corajosas”. “Já há sinas, em alguns lugares, de setores da economia se recuperando. Eu continuo com o mesmo otimismo que eu estava em dezembro e em janeiro. Não é por causa de uma tempestade que a gente vai ter qualquer problema”, afirmou.


“A economia brasileira continua sólida, o mercado interno continua poderoso e o consumo continua grande”, concluiu o presidente, ao visitar a feira Latin America Aerospace & Defense, no Riocentro.
Petrobras Anuncia Nova Descoberta no Pré-Sal


A Petrobras anunciou nesta terça-feira nova descoberta no bloco BM-S-9, na camada pré-sal da bacia de Santos. A estatal encontrou óleo leve na área denominada Iguaçu, a aproximadamente 340 quilômetros da costa do Estado de São Paulo.


O BM-S-9 é o mesmo bloco onde havia sido achado petróleo nos prospectos de Carioca e Guará. Os reservatórios estão situados a cerca de 4.900 metros de profundidade. Ainda não há estimativas acerca das reservas totais do bloco ou da região descoberta.


A Petrobras é a operadora do bloco, com 45% de participação, e tem como sócios o grupo britânico BG (30%) e a espanhola Repsol (25%).


"O consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação das jazidas descobertas nesta área conforme o plano de avaliação aprovado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). O início da perfuração de um novo poço nesta área de avaliação está previsto para os próximos dias", informou a Petrobras, em comunicado.


No BM-S-9 está situado a área de Carioca, que foi alvo de polêmica, no ano passado, depois que o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, declarou que as reservas no local poderiam chegar a 33 bilhões de barris de petróleo e gás. Depois de as ações da estatal dispararem, Lima afirmou que sua declaração foi baseada em estudos publicados em uma revista especializada.


Até o momento, a Petrobras fez estimativas para apenas duas descobertas no pré-sal. Ambas estão situadas no bloco BM-S-11, na bacia de Santos. Segundo a estatal, a área de Tupi tem entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo e gás. O prospecto de Iara, ao norte de Tupi, tem entre 3 bilhões e 4 bilhões de barris de petróleo e gás, ainda de acordo com a Petrobras.
Coreia do Norte Faz Duras Ameaças
e Volta a Elevar Tensão
A Coreia do Norte ameaçou hoje retomar seu programa nuclear e boicotar o diálogo internacional sobre a questão, em andamento desde 2003, após a condenação do Conselho de Segurança da ONU ao recente lançamento de um foguete de longo alcance feito por Pyongyang.

Em comunicado, a Chancelaria norte-coreana assegurou hoje que "não participará nunca mais" da reunião para sua desnuclearização, junto a Coreia do Sul, Estados Unidos, China, Rússia e Japão, e que não se sentirá "obrigada por nenhum acordo alcançado nas conversas".

Na prática, isso implica que o regime comunista reabrirá o reator de Yongbyon, em processo de desmantelamento, e que voltará a processar barras de combustível atômico para reforçar seu "poder dissuasivo nuclear", como disse Pyongyang.

O governo norte-coreano afirmou que pretende construir um reator de água leve para fornecer energia nuclear e que seguirá com seu "direito soberano" ao uso pacífico do espaço baseado no direito internacional, contra "a tirania" da ONU.

Nesta segunda-feira, o Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou a Coreia do Norte pelo lançamento de um foguete de longo alcance no último dia 5 e exigiu que não repita ações do tipo, que os EUA consideram uma prova do programa de Pyongyang de mísseis balísticos.

A declaração do Conselho de Segurança foi aplaudida por Japão, EUA e Coreia do Sul, mas recebeu forte censura do regime comunista, por considerar que a atitude viola sua soberania. - O espírito do respeito à soberania é a base e a chave da reunião sobre a questão nuclear - ressaltou a Coreia do Norte, que frisou que, por isso, a existência desse diálogo se extinguiu "de forma irreversível" com a decisão do Conselho de Segurança.

O processo das conversas destinadas à desnuclearização norte-coreana em troca de incentivos econômicos está estagnado desde dezembro, após o fracasso sobre o estabelecimento de um mecanismo de verificação para o programa nuclear da Coreia do Norte.