domingo, 16 de janeiro de 2011

A MAgia dos Traços

Os cariocas e niteroienses fanáticos por artes vão ganhar um grande presente. A partir desta terça-feira, o ilusionismo gráfico do holandês M.C. Escher, em 95 gravuras originais, desenhos e instalações, estará presente na mostra que o CCBB RJ apresenta, de 18 de janeiro a 27 de março, ocupando os 950 metros quadrados do primeiro andar do prédio.

O mundo mágico de Escher é o maior conjunto de obras do artista já exibido no Brasil. Todos os trabalhos pertencem ao Haags Gemeentemuseum, que mantém o Museu Escher, em Haia, Holanda

O curador Pieter Tjabbes, holandês radicado em São Paulo, levou cinco anos para convencer o museu a liberar originais para itinerar pelo País. “Só existem três coleções no mundo. As gravuras são muito frágeis e o Haags Gemeentemuseum, depois desta mostra, não poderá exibi-las por mais de quatro anos”, explica Tjabbes.

O mundo mágico de Escher, apresentada no CCBB Brasília, de outubro a dezembro de 2010, segue do Rio de Janeiro para o CCBB São Paulo, em abril de 2011.

A exposição inclui dez instalações que pedem a participação do visitante para “desvendar” manobras gráficas da produção de Escher que tanto instigam a visão e a mente humanas, um documentário realizado pela TV holandesa e uma animação em 3D, com sessões a cada 30 minutos, em que o público “sobrevoa” as obras do artista.