domingo, 19 de abril de 2009

Flamengo vence Botafogo e provoca
decisão do Carioca

Um gol contra do zagueiro botafoguense Emerson deu o título da Taça Rio ao Flamengo na tarde deste domingo. O time rubro-negro derrotou o rival por 1 a 0 no Maracanã e provocou a decisão do Campeonato Carioca, já que o elenco comandado por Ney Franco havia vencido a Taça Guanabara. Em caso de vitória, o Botafogo já seria campeão antecipado.



Assim, o elenco alvinegro mantém a sina de insucessos recentes em decisões contra o arqui-rival. Nos dois últimos anos, o Fla foi campeão estadual decidindo com o próprio Botafogo, que também perdeu a decisão da Taça Guanabara de 2008.

O duelo também marcou o reencontro de dois treinadores. Ney Franco, do Botafogo, e Cuca, do Flamengo, se enfrentaram dessa vez em lados trocados. Os dois participaram da decisão do Carioca de 2007, mas naquela ocasião Ney foi campeão pelo Fla, superando o rival, então sob o comando de Cuca, que também foi o técnico na final de 2008 - naquele ano, porém, os flamenguistas estavam sob a batuta de Joel Santana.

Com a bola rolando e após um primeiro tempo muito equilibrado, o Flamengo marcou seu único gol aos 17min do segundo tempo, quando o capitão e zagueiro Fábio Luciano cobrou falta, a bola bateu no botafoguense Emerson e morreu no fundo das redes de Renan, dando o título ao Fla.

Por falar em Fábio Luciano, o jogador pode ter um fim de carreira memorável no Fla. O capitão já anunciou que irá abandonar o futebol ao término do Estadual e, mesmo um título do Fla, não o fará mudar de idéia. Mas isso começará a ser decidido apenas na próxima semana, no primeiro jogo da decisão.

A PRÓXIMA SEMANA

-20 DE ABRIL
SEGUNDA

Combate à discriminação.
A ONU inicia a chamada Conferência de Revisão de Durban em Genebra, na Suíça. Lideres e delegações de todo o mundo, inclusive do Brasil, avaliam o progresso das ações contra xenofobia, racismo e intolerância, discutidas durante a Comferência de Durban na África do Sul, em 2001. O encontro termina no dia 24.

-21 DE ABRIL
TERÇA

Biblioteca eletrônica.
A Unesco, em parceria com outras 32 instituições, lança a Biblioteca Digital Mundial, site que oferce livre acesso aos principais acervos históricos do mundo. São manuscritos, livros raros, mapas, filmes, documentos e fotografias disponíveis em sete idiomas (árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, prtuguês e russo). O projeto inicial foi apresentado durant a Conferência da Unesco em 2007 e será lançado na sede da insituição em Paris, na França.



- 22 DE ABRIL
QUARTA

Eleições na África do Sul.
Jacob Zuma, líder do Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder desde 1994, é o favorito para assumir o controle do país. Zuma, acusado de corrupção, fraude e extorsão desde 2007, foi inocentado no início deste mês. São 22milhões de elitores aptos a votar na quarta eleição no país em 15 anos, depois dofim do Apartheid racista.

Cinema brasileiro em Nova York.
Começa a 8ª ediçãodo Festival de Tribeca, criado pelo ator Robert Deniro,em Nova York, nos Estados Unidos. Haverá quatro produções brasileiras na dsputa. Garapa, José Padilha (Tropa de Elite, 2007) e Only When I Dance, parceria entre Brasil e Grâ-Bretanha, disputam na categoria de melhor documentário. Quase Todo Dia, de Gandja Monteiro, e Kogi, de Paula Gaitán, disputam o prêmio de melhor curta-metragem. As premiações serão anunciadas em 3 de maio.

Dia da Terra.
A data marca acelebração da defesa do meio ambiente e da luta contra o aquecimento global. Este ano a celebração será mais quente que nunca. O motivo: a proximação de encotro de Coponhague, na Dinamarca, em novembro próximo, quando será dicutido o ubstituto ao Protocolo de Kyoto.

-23 DE ABRIL
QUINTA

Ser ou não ser?
Como era Shakespeare (1564-1616)? Um rtrato do dramturgo inglês, anunciado no mês passado pelo maior especialista na vida e obra do bardo, e o único feito com ele em vida, passa a ser exibido na casa natal do gênio, em Stratford-upon-Avon, na Inglaterra. A exposição termina em 4 de setembro.

-24 DE ABRIL
SEXTA

Taxa de desemprego.
O IBGE divulga os dados referentes ao mês de março da Pesquisa Mensal de Emprego. Ela registra flutações e tendências no médio e longo prazo relativos ao mercadode trabalho no país.

-25 DE ABRIL
SÁBADO

Lançamento da Sony.
A marca japonesa mudou o mundo em 1980, ao lançar o Walkman, então com fita-cassete. Depois vieram os tocadores de CD e, mais recentemente os de MP3, suplantados pelo fenômeno iPod. A revanche vem agora. Chega ao mercado japonês o novo arelho da Sony com tecnologia de tela OLED, iniciais de Organic Light Emitting Diode, ou diodos orgânicos emissores de luz. Diferentemente do recuso de LCD (com iluminação traseira) a OLED emite a própria luz. Consome 40% menos energia. É mais fina e mais barata. O Walkman, de 16 GB ou 32 GB, custará entre US$ 400 e US$ 500. Não há previsão de lançamento em outros países.

-26 DE ABRIL
DOMINGO
Eleições no Equador.
Primeiro pleito desde a implementação da nova Constituição equatoriana, em outubro de 2007, proposta pelo atual presidente e candidato à reelição, Rafael Correa. Mais de 10 milhões de eleitores vão às urnas para eleger presidente, governadores, parlamentares, prefeitos e vereadores.