SEGUNDA
Combate à discriminação.
A ONU inicia a chamada Conferência de Revisão de Durban em Genebra, na Suíça. Lideres e delegações de todo o mundo, inclusive do Brasil, avaliam o progresso das ações contra xenofobia, racismo e intolerância, discutidas durante a Comferência de Durban na África do Sul, em 2001. O encontro termina no dia 24.
-21 DE ABRIL
TERÇA
Biblioteca eletrônica.
A Unesco, em parceria com outras 32 instituições, lança a Biblioteca Digital Mundial, site que oferce livre acesso aos principais acervos históricos do mundo. São manuscritos, livros raros, mapas, filmes, documentos e fotografias disponíveis em sete idiomas (árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, prtuguês e russo). O projeto inicial foi apresentado durant a Conferência da Unesco em 2007 e será lançado na sede da insituição em Paris, na França.
- 22 DE ABRIL
QUARTA
Eleições na África do Sul.
Jacob Zuma, líder do Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder desde 1994, é o favorito para assumir o controle do país. Zuma, acusado de corrupção, fraude e extorsão desde 2007, foi inocentado no início deste mês. São 22milhões de elitores aptos a votar na quarta eleição no país em 15 anos, depois dofim do Apartheid racista.
Cinema brasileiro em Nova York.
Começa a 8ª ediçãodo Festival de Tribeca, criado pelo ator Robert Deniro,em Nova York, nos Estados Unidos. Haverá quatro produções brasileiras na dsputa. Garapa, José Padilha (Tropa de Elite, 2007) e Only When I Dance, parceria entre Brasil e Grâ-Bretanha, disputam na categoria de melhor documentário. Quase Todo Dia, de Gandja Monteiro, e Kogi, de Paula Gaitán, disputam o prêmio de melhor curta-metragem. As premiações serão anunciadas em 3 de maio.
Dia da Terra.
A data marca acelebração da defesa do meio ambiente e da luta contra o aquecimento global. Este ano a celebração será mais quente que nunca. O motivo: a proximação de encotro de Coponhague, na Dinamarca, em novembro próximo, quando será dicutido o ubstituto ao Protocolo de Kyoto.
-23 DE ABRIL
QUINTA
Ser ou não ser?
Como era Shakespeare (1564-1616)? Um rtrato do dramturgo inglês, anunciado no mês passado pelo maior especialista na vida e obra do bardo, e o único feito com ele em vida, passa a ser exibido na casa natal do gênio, em Stratford-upon-Avon, na Inglaterra. A exposição termina em 4 de setembro.
-24 DE ABRIL
SEXTA
Taxa de desemprego.
O IBGE divulga os dados referentes ao mês de março da Pesquisa Mensal de Emprego. Ela registra flutações e tendências no médio e longo prazo relativos ao mercadode trabalho no país.
-25 DE ABRIL
SÁBADO
Lançamento da Sony.
A marca japonesa mudou o mundo em 1980, ao lançar o Walkman, então com fita-cassete. Depois vieram os tocadores de CD e, mais recentemente os de MP3, suplantados pelo fenômeno iPod. A revanche vem agora. Chega ao mercado japonês o novo arelho da Sony com tecnologia de tela OLED, iniciais de Organic Light Emitting Diode, ou diodos orgânicos emissores de luz. Diferentemente do recuso de LCD (com iluminação traseira) a OLED emite a própria luz. Consome 40% menos energia. É mais fina e mais barata. O Walkman, de 16 GB ou 32 GB, custará entre US$ 400 e US$ 500. Não há previsão de lançamento em outros países.
-26 DE ABRIL
DOMINGO
Eleições no Equador.
Primeiro pleito desde a implementação da nova Constituição equatoriana, em outubro de 2007, proposta pelo atual presidente e candidato à reelição, Rafael Correa. Mais de 10 milhões de eleitores vão às urnas para eleger presidente, governadores, parlamentares, prefeitos e vereadores.