domingo, 29 de março de 2009

AQUECIMENTO GLOBAL


Mundo Vive 'Apagão' Voluntário

Milhares de pessoas em todo o mundo apagaram voluntariamente as luzes entre 20h30 e 21h30 deste sábado (28/03) para protestar contra as mudanças climáticas e o aquecimento global. A manifestação, denominada Hora do Planeta (Earth Hour, na versão em inglês) e promovida pela ONG ambientalista WWF, começou em 2007, em Sydney, na Austrália. A repercussão foi tão grande que, no ano seguinte, outras cidades australianas e várias metrópoles espalhadas pelo mundo também quiseram participar. Neste ano, a campanha se espalhou por todo o mundo.

No Brasil, pontos turísticos como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e a Ponte Otávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada), em São Paulo, tiveram a iluminação apagada por uma hora. No total, 76 cidades brasileiras pretendiam participar do evento e mais de 700 empresas e 300 organizações manifestaram apoio.

O Big Ben, em Londres, a Torre Eiffel, em Paris, e o Empire State Building, em Nova York, entre outros, também ficaram sem luzes durante a campanha. A expectativa do WWF era de que 1 bilhão de pessoas em 88 países participassem do Hora do Planeta deste ano.
FÓRMULA1

Button Vence GP da Austrália,
em Dobradinha com Barrichello


O inglês Jenson B, de ponta a ponta, venceu o GP da Austrália de Fórmula 1 na madrugada deste domingo (29/3), em Melbourne. Ele não teve trabalho e levou a estreante Brawn GP para sua primeira vitória na primeira corrida da temporada 2009, sua segunda vitória na carreira. O uttonbrasileiro Rubens Barrichello foi o segundo e garantiu a dobradinha, com ajuda no final. Jarno Trulli, da Toyota, fecha o pódio em terceiro.

A esperança de vitória brasileira com Barrichello acabou logo na largada. Se Button saiu bem e abriu vantagem, Barrichello foi mal e acabou sendo ultrapassado, caindo para sétimo. Na curva 1, envolveu-se em toques com os carros de Heikki Kovalainen (McLaren) e Mark Webber (Red Bull), e mesmo com o bico da asa entortado no canto continuou na pista.


O recordista de provas da Fórmula 1 só trocou o bico no primeiro reabastecimento, após 20 voltas e, com regularidade, conseguiu chegar em segundo lugar com um acidente entre Sebastian Vettel e Robert Kubica, no final da prova.


Felipe Massa, por outro lado, teve um dia ruim num circuito onde não costuma ter bom resultado. Esteve perto de brigar pelo pódio na parte final da corrida, mas teve de abandonar - recolheu sua Ferrari aos boxes na volta 47, com dificuldade para chegar. A equipe italiana também teve problemas com Kimi Raikkonen, que chegou na 15.ª posição, a penúltima entre os que terminaram a prova.


O primeiro GP de 2009 terminou mal para Nelsinho Piquet. Na volta 24, na reta, na relargada após entrada do safety car devido a batida isolada de Kazuki Nakajima (Williams), ele perdeu o controle da Renault na disputa de posição com Nico Rosberg (Williams), quando estava em sétimo e disputando posição com o alemão. "Os freios falharam", explicou aos engenheiros, no rádio.


A corrida terminou com safety car, após acidente entre Sebastian Vettel (Red Bull) e Robert Kubica (BMW) a três voltas do fim da prova, quando os dois disputaram roda a roda a segunda posição. Bateram no muro e Vettel, mesmo com a suspensão dianteira direita, continuou na pista, completando quase uma volta assim. Mas abandonou.


A próxima prova é no domingo que vem (5 de abril) no circuito de Kuala Lumpur, o GP da Malásia, com largada prevista para as 6 horas (de Brasília).