domingo, 5 de abril de 2009

R2 ESTRÉIA

O HumoR eSTá AquI

Terça Insana - Irmã Selma

Todo domingo o R2 traz para você os melhores videos da web.
Vinte e Quatro Crianças Afegãs Encontradas
nos Esgotos de Roma

A Polícia italiana encontrou 24 crianças afegãs de 10 a 15 anos, que viviam sem seus pais nos esgotos de uma das maiores estações de trem de Roma, informou neste sábado (4) a imprensa italiana. As crianças dormiam em caixas de papelão nos esgotos e em subsolos não utilizados da estação de Ostiense, uma das duas grandes estações de trem da capital italiana, indicou a Polícia ferroviária romana que as localizou durante uma vasta operação de controle de sem-teto nas estações de trem da capital.

As crianças, algumas em estado de saúde precário, foram deixadas a cargo dos serviços sociais da Prefeitura de Roma.

As autoridades não conseguiram estabelecer precisamente sua idade exata, situação familiar ou lugar de origem.

A hipótese mais provável é que elas tenham passado por Irã, Turquia e pelo Leste Europeu em caminhões antes de atravessar clandestinamente o mar Adriático em pequenas embarcações feitas de pneus ou escondidas em caminhões transportados em balsas, indicou o jornal La Repubblica.

Além das 24 crianças afegãs, 98 adultos foram encontrados vivendo nas mesmas condições na estação de Ostiense, dentre eles vários afegãos. Eles foram encaminhados para os serviços sociais e associações de caridade, segundo o La Repubblica. Segundo a representação italiana da associação de caridade Save the Children, o número de menores afegãos encontrados nas ruas da capital italiana, aumenta constantemente, passando de 32, em 2004, para 264, em 2007.
SANTA IRONIA !

Barack Obama Defende na Europa um
Mundo Sem Armas Nucleares

Em discurso em uma praça de Praga, diante de milhares de pessoas, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu um mundo sem armas nucleares, denunciou o 'fatalismo' diante da proliferação e pediu sanções à Coreia do Norte por ter lançado um foguete. - Os Estados Unidos, como única potência nuclear a ter usado a arma nuclear, tem a responsabilidade moral de atuar - disse Obama, referindo-se às bombas atômicas contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki que colocaram fim à 2ª Guerra Mundial em 1945.


- Não podemos ter êxito fazendo este esforço sozinhos, mas podemos liderá-lo - acrescentou, na abertura da primeira Cúpula EUA-União Europeia de seu mandato, realizada na capital tcheca.
- Hoje afirmo claramente e com convicção o compromisso dos Estados Unidos em buscar a paz e a segurança em um mundo sem armas nucleares - disse Obama.


Concretamente, afirmou que pretendia obter rapidamente o fim dos testes nucleares e confirmou sua intenção de buscar a aprovação no Senado do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares (CTBT, por suas siglas em inglês).


Defendeu, além disso, uma cúpula mundial sobre a segurança nuclear, para o próximo ano. Obama admitiu que não será fácil obter um mundo sem armas nucleares, mas insistiu que "não devemos cruzar os braços".


- Não sou ingênuo, a meta não será atingida rapidamente, pode ser que eu não a veja ser atingida em vida - declarou.


- Alguns dizem que a propagação destas armas não pode ser detida, este fatalismo é um adversário mortal - acrescentou.


Obama, que foi acordado hoje para ser informado do lançamento de um foguete norte-coreano que aparentemente sobrevoou o Japão, pediu que o Conselho de Segurança da ONU, em reunião de emergência convocada para este domingo, dê uma resposta firme a esta "provocação".


- Esta provocação põe em relevo a necessidade de atuar, não só esta tarde no Conselho de Segurança da ONU, mas também com a determinação de prevenir a proliferação dessas armas -destacou.


- As normas devem ser acatadas, as transgressões devem ser castigadas, as palavras devem ter algum significado - disse Obama. Ele já havia anunciado sua posição ante a Coreia do Norte após se reunir com o presidente e com o primeiro-ministro tchecos, Vaclav Klaus e Mirek Topolanek, respectivamente.


Obama prometeu ainda seguir adiante com o projeto de instalar elementos de um escudo antimísseis na República Tcheca e na Polônia, alegando que será uma defesa contra qualquer ataque iraniano e não um gesto agressivo com a Rússia, como diz Moscou.