domingo, 19 de abril de 2009

A PRÓXIMA SEMANA

-20 DE ABRIL
SEGUNDA

Combate à discriminação.
A ONU inicia a chamada Conferência de Revisão de Durban em Genebra, na Suíça. Lideres e delegações de todo o mundo, inclusive do Brasil, avaliam o progresso das ações contra xenofobia, racismo e intolerância, discutidas durante a Comferência de Durban na África do Sul, em 2001. O encontro termina no dia 24.

-21 DE ABRIL
TERÇA

Biblioteca eletrônica.
A Unesco, em parceria com outras 32 instituições, lança a Biblioteca Digital Mundial, site que oferce livre acesso aos principais acervos históricos do mundo. São manuscritos, livros raros, mapas, filmes, documentos e fotografias disponíveis em sete idiomas (árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, prtuguês e russo). O projeto inicial foi apresentado durant a Conferência da Unesco em 2007 e será lançado na sede da insituição em Paris, na França.



- 22 DE ABRIL
QUARTA

Eleições na África do Sul.
Jacob Zuma, líder do Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder desde 1994, é o favorito para assumir o controle do país. Zuma, acusado de corrupção, fraude e extorsão desde 2007, foi inocentado no início deste mês. São 22milhões de elitores aptos a votar na quarta eleição no país em 15 anos, depois dofim do Apartheid racista.

Cinema brasileiro em Nova York.
Começa a 8ª ediçãodo Festival de Tribeca, criado pelo ator Robert Deniro,em Nova York, nos Estados Unidos. Haverá quatro produções brasileiras na dsputa. Garapa, José Padilha (Tropa de Elite, 2007) e Only When I Dance, parceria entre Brasil e Grâ-Bretanha, disputam na categoria de melhor documentário. Quase Todo Dia, de Gandja Monteiro, e Kogi, de Paula Gaitán, disputam o prêmio de melhor curta-metragem. As premiações serão anunciadas em 3 de maio.

Dia da Terra.
A data marca acelebração da defesa do meio ambiente e da luta contra o aquecimento global. Este ano a celebração será mais quente que nunca. O motivo: a proximação de encotro de Coponhague, na Dinamarca, em novembro próximo, quando será dicutido o ubstituto ao Protocolo de Kyoto.

-23 DE ABRIL
QUINTA

Ser ou não ser?
Como era Shakespeare (1564-1616)? Um rtrato do dramturgo inglês, anunciado no mês passado pelo maior especialista na vida e obra do bardo, e o único feito com ele em vida, passa a ser exibido na casa natal do gênio, em Stratford-upon-Avon, na Inglaterra. A exposição termina em 4 de setembro.

-24 DE ABRIL
SEXTA

Taxa de desemprego.
O IBGE divulga os dados referentes ao mês de março da Pesquisa Mensal de Emprego. Ela registra flutações e tendências no médio e longo prazo relativos ao mercadode trabalho no país.

-25 DE ABRIL
SÁBADO

Lançamento da Sony.
A marca japonesa mudou o mundo em 1980, ao lançar o Walkman, então com fita-cassete. Depois vieram os tocadores de CD e, mais recentemente os de MP3, suplantados pelo fenômeno iPod. A revanche vem agora. Chega ao mercado japonês o novo arelho da Sony com tecnologia de tela OLED, iniciais de Organic Light Emitting Diode, ou diodos orgânicos emissores de luz. Diferentemente do recuso de LCD (com iluminação traseira) a OLED emite a própria luz. Consome 40% menos energia. É mais fina e mais barata. O Walkman, de 16 GB ou 32 GB, custará entre US$ 400 e US$ 500. Não há previsão de lançamento em outros países.

-26 DE ABRIL
DOMINGO
Eleições no Equador.
Primeiro pleito desde a implementação da nova Constituição equatoriana, em outubro de 2007, proposta pelo atual presidente e candidato à reelição, Rafael Correa. Mais de 10 milhões de eleitores vão às urnas para eleger presidente, governadores, parlamentares, prefeitos e vereadores.

3 comentários:

  1. nossa seu blog a cada dia fica melhor

    continua assim que você vai longe

    abração

    ResponderExcluir
  2. seu blog está muito bom com informações bem abrangentes.Gostei!
    continue assim!!!!

    bjosss

    ResponderExcluir
  3. Muito bom saber que a expansão de materiais ( textos, livros, manuscritos, ennfim, obras) chegou a uma proporção dessa. Espero que os seres internautas saibam usufruir corretamente! :D

    ResponderExcluir