domingo, 5 de abril de 2009

SANTA IRONIA !

Barack Obama Defende na Europa um
Mundo Sem Armas Nucleares

Em discurso em uma praça de Praga, diante de milhares de pessoas, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu um mundo sem armas nucleares, denunciou o 'fatalismo' diante da proliferação e pediu sanções à Coreia do Norte por ter lançado um foguete. - Os Estados Unidos, como única potência nuclear a ter usado a arma nuclear, tem a responsabilidade moral de atuar - disse Obama, referindo-se às bombas atômicas contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki que colocaram fim à 2ª Guerra Mundial em 1945.


- Não podemos ter êxito fazendo este esforço sozinhos, mas podemos liderá-lo - acrescentou, na abertura da primeira Cúpula EUA-União Europeia de seu mandato, realizada na capital tcheca.
- Hoje afirmo claramente e com convicção o compromisso dos Estados Unidos em buscar a paz e a segurança em um mundo sem armas nucleares - disse Obama.


Concretamente, afirmou que pretendia obter rapidamente o fim dos testes nucleares e confirmou sua intenção de buscar a aprovação no Senado do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares (CTBT, por suas siglas em inglês).


Defendeu, além disso, uma cúpula mundial sobre a segurança nuclear, para o próximo ano. Obama admitiu que não será fácil obter um mundo sem armas nucleares, mas insistiu que "não devemos cruzar os braços".


- Não sou ingênuo, a meta não será atingida rapidamente, pode ser que eu não a veja ser atingida em vida - declarou.


- Alguns dizem que a propagação destas armas não pode ser detida, este fatalismo é um adversário mortal - acrescentou.


Obama, que foi acordado hoje para ser informado do lançamento de um foguete norte-coreano que aparentemente sobrevoou o Japão, pediu que o Conselho de Segurança da ONU, em reunião de emergência convocada para este domingo, dê uma resposta firme a esta "provocação".


- Esta provocação põe em relevo a necessidade de atuar, não só esta tarde no Conselho de Segurança da ONU, mas também com a determinação de prevenir a proliferação dessas armas -destacou.


- As normas devem ser acatadas, as transgressões devem ser castigadas, as palavras devem ter algum significado - disse Obama. Ele já havia anunciado sua posição ante a Coreia do Norte após se reunir com o presidente e com o primeiro-ministro tchecos, Vaclav Klaus e Mirek Topolanek, respectivamente.


Obama prometeu ainda seguir adiante com o projeto de instalar elementos de um escudo antimísseis na República Tcheca e na Polônia, alegando que será uma defesa contra qualquer ataque iraniano e não um gesto agressivo com a Rússia, como diz Moscou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário