sexta-feira, 12 de junho de 2009

ECONOMIA

Brasil está pronto para voltar
a crescer, diz 'Economist'

Uma reportagem da edição eletrônica da revista Economist, nesta quinta-feira, aponta que o Brasil, apesar de ter sido um dos últimos países a sentir os efeitos da crise internacional, deve ser um dos primeiros a voltar a crescer.

No texto, intitulado "Ready to Roll Again" (Pronto para Crescer Novamente, em tradução livre), a publicação aponta que muitos analistas apostam que o país já está crescendo novamente e deve retornar a uma expansão anual do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,5% a 4%.

Para a revista, a queda de 0,8% do PIB brasileiro no primeiro trimestre, em relação ao anterior, foi menor que o esperado e cita os cortes de juros, o sistema financeiro saudável, a demanda doméstica e o dinamismo do comércio exterior como trunfos do país para ter apenas uma "breve recessão".

No entanto, a reportagem da Economist aponta alguns problemas, como a apreciação do real ante o dólar; a perda de atratividade dos fundos de investimento para a poupança, com a redução da taxa básica de juros, e o risco de um surto inflacionário, derivado da indexação.

Mesmo com as deficiências, a reportagem destaca que o Brasil está experimentando uma aposta no longo prazo em diversos setores, como o de crédito imobiliário. O texto cita a decisão do Bradesco de oferecer financiamentos de até 30 anos "algo que seria impensável há pouco tempo".

2 comentários:

  1. Será que o brasil é o pa´si azulzinho? que cresce e segura o nda? não sei tenho meus receios dos efeitos colaterais! beijão...manda um beijo na primona Sabrina por mim! Leandro

    ResponderExcluir
  2. Interessante! Nosso país tem condições para crescer, mas precisa-se de mais boa vontade nos supremos!

    Amigo, os termos econômicos poderia ser explicados? (*indexação) Fica mais fácil para quem não é da área!

    Você se supera a cada dia! Parabéns pelo brilhante desenvolvimento!

    ResponderExcluir