terça-feira, 3 de novembro de 2009

Cultura

Dos Quadrinhos Para os Palcos - Muita Aventura

Você gosta de uma boa aventura? Fica ansioso para comprar os quadrinhos do seu super-herói preferido? Não perde nenhuma estreia no cinema? Se a resposta é sim, então prepare-se porque o homem-aranha está no Brasil. E não é em uma produção cinematográfica, desta vez é em carne e osso. Em um espetáculo inédito no mundo, O homem-aranha ação e aventura, que segue turnê pelo Brasil, aterrissa por aqui para uma curta temporada, sábado e domingo, no Ginásio do Maracanãzinho no Rio de Janeiro.

O espetáculo oficial do herói das teias é uma produção latino-americana licenciada pela Marvel Comics e retrata, diferentemente do cinema, a trajetória original do personagem desde 1962, época em que foi lançada e logo se tornou sucesso no mundo dos quadrinhos.

Segundo Anderson Eller, diretor de produção de O homem-aranha ação e aventura, o espetáculo irá surpreender os espectadores, tanto pela sua grandiosa estrutura quanto pela incrível história do aracnídeo.

"Nós estamos realmente empenhados em trazer para o público brasileiro algo totalmente novo. E diferentemente do cinema, as pessoas poderão sentir de perto as emoções e a adrenalina da luta do herói com os vilões da história", antecipa Anderson Eller.

E esta superprodução com efeitos especiais de última geração, prometida pelo diretor, pode ser comprovada pelos grandes números que somam o espetáculo. Ao todo são aproximadamente 40 toneladas de equipamentos para a composição do show. Somente nesta turnê, o espetáculo conta com uma equipe de aproximadamente cem profissionais envolvidos, entre eles, o elenco latino-americano formado por 23 atores, sendo sete brasileiros, cujas performances reais incluem acrobacias e escaladas.

Repleto de acrobacias e efeitos especiais

O jovem órfão Peter Benjamin Parker é criado por seus tios Benjamin e May Parker no bairro do Queens, cidade de Nova Iorque. Durante uma palestra sobre radioatividade, o tímido rapaz é picado por uma aranha e, ao ser quase atropelado por um carro, percebe que ganhou superpoderes. O novo sentido aracnídeo de Parker o alerta do perigo e, por reflexo, ele salta e se fixa na parede de um prédio.

Após a morte de seu tio, o herói decide combater o crime em Nova Iorque e, a fim de ganhar algum dinheiro e ajudar a tia, vende fotos do Homem-Aranha para o jornal Clarim Diário.

O mais humanizado herói dos quadrinhos se apaixona pela bela Mary Jane e tenta levar uma vida normal escondendo seu alter ego e trabalhando como fotógrafo para o Clarim.

No espetáculo, pode-se acompanhar a trajetória de Peter Parker e como ele lida com a grande responsabilidade de ter superpoderes e enfrentar seus inimigos Duende Verde e Doutor Octopus.

Realizado pelas produtoras Aines e W/Eller, o espetáculo oficial deve ser visto por aproximadamente 250 mil pessoas, segundo a produção.

O espetáculo inclui 40 toneladas de equipamentos, projeções de vídeos, uma tirolesa de 60 metros de altura, figurinos e cenários inspirados na década de 60 e trilha sonora especialmente criada para a apresentação. Ao vivo, o jovem Peter Parker luta contra vilões em cenas repletas de efeitos especiais. Para saber mais sobre a apresentação, o site oficial é www.homemaranhaaovivo.com.br.

Do sonho de infância para a realidade

Daniel Granieri encarna o Peter Parker brasileiro. O ator, que tem tradição de 11 anos no teatro, também interpretou Cazuza no especial da Rede Globo, Por toda a minha vida, sem previsão de estreia.

Para o ator, é uma honra viver o herói nos palcos.

"Eu já era fã, mas, depois que eu peguei o trabalho, descobri que não é uma história de herói tonta, tem muitas camadas", reflete.

Sobre a montagem, o ator antecipa que a criançada terá uma hora e meia de muita ação, completanto que é muito colorido e tem uma trilha incrível.

Já a ruiva Mary Jane é vivida por Fernanda Ivar. A atriz de Brasília, que coleciona 13 peças no currículo e sobe pela primeira vez em um palco carioca, declara que Jane é um contraponto para Peter Parker.

"Mary Jane é extrovertida, vibrante e vai atrás dos seus sonhos. Eu acho que essa é a mensagem mais bonita que ela tem para passar para as crianças".

A preparação da dupla é intensa. Depois de eleitos para os papéis, eles passaram 20 dias em Buenos Aires, ensaiando. Granieri também foi treinado em modalidades de luta com Hugo Kato Quiril. Ainda assim, para garantir que não se machuque, três dublês assumem os momentos mais perigosos, que envolvem mortais triplos e descida na tirolesa. No entanto, Daniel lembra que ele tem quase 20 minutos de cenas de risco.

Como diz Ben Parker, tio do herói Peter - e reitera Granieri -, "um grande poder traz grande responsabilidade".

Serviço: O Ginásio do Maracanãzinho fica na Rua Professor Eurico Rabelo, s/n, Rio de Janeiro. O espetáculo tem duração de 90 minutos e ocorrerá no sábado e domingo, dias 7 e 8 de novembro, em dois horários, às 15 horas e às 19 horas. Os ingressos estão disponíveis no site, www.ingressorapido.com.br e variam de R$ 60 a R$ 280.

Nenhum comentário:

Postar um comentário