terça-feira, 14 de abril de 2009

Coreia do Norte Faz Duras Ameaças
e Volta a Elevar Tensão
A Coreia do Norte ameaçou hoje retomar seu programa nuclear e boicotar o diálogo internacional sobre a questão, em andamento desde 2003, após a condenação do Conselho de Segurança da ONU ao recente lançamento de um foguete de longo alcance feito por Pyongyang.

Em comunicado, a Chancelaria norte-coreana assegurou hoje que "não participará nunca mais" da reunião para sua desnuclearização, junto a Coreia do Sul, Estados Unidos, China, Rússia e Japão, e que não se sentirá "obrigada por nenhum acordo alcançado nas conversas".

Na prática, isso implica que o regime comunista reabrirá o reator de Yongbyon, em processo de desmantelamento, e que voltará a processar barras de combustível atômico para reforçar seu "poder dissuasivo nuclear", como disse Pyongyang.

O governo norte-coreano afirmou que pretende construir um reator de água leve para fornecer energia nuclear e que seguirá com seu "direito soberano" ao uso pacífico do espaço baseado no direito internacional, contra "a tirania" da ONU.

Nesta segunda-feira, o Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou a Coreia do Norte pelo lançamento de um foguete de longo alcance no último dia 5 e exigiu que não repita ações do tipo, que os EUA consideram uma prova do programa de Pyongyang de mísseis balísticos.

A declaração do Conselho de Segurança foi aplaudida por Japão, EUA e Coreia do Sul, mas recebeu forte censura do regime comunista, por considerar que a atitude viola sua soberania. - O espírito do respeito à soberania é a base e a chave da reunião sobre a questão nuclear - ressaltou a Coreia do Norte, que frisou que, por isso, a existência desse diálogo se extinguiu "de forma irreversível" com a decisão do Conselho de Segurança.

O processo das conversas destinadas à desnuclearização norte-coreana em troca de incentivos econômicos está estagnado desde dezembro, após o fracasso sobre o estabelecimento de um mecanismo de verificação para o programa nuclear da Coreia do Norte.

2 comentários:

  1. Fala Ricardo, sou o Jefferson Guerreiro do Maldita Futebol Clube. Muito bom o seu blog, vou pedir pro Leandro linkar lá no Maldita.

    Bom, depois visita o meu blog "Mengão Guerreiro", e toda quarta posto no blog da maldita.

    Aguardo sua visita,

    SRN

    ResponderExcluir
  2. extremamente interessante o conteúdo politizado de seu blog!Parabéns...espero que vocês tenham gostado do programa ontem lá na rádio, depois comente lá no blog e me diga as suas impressões como jornalista acerca de nosso MFC..abs, leandro

    ResponderExcluir