quarta-feira, 15 de abril de 2009

ECONOMIA

Colômbia Está de Olho no Mercosul
A Colômbia poderia fazer o mesmo movimento que a Venezuela em direção ao Mercosul se não houver um avanço nos acordos comerciais da Comunidade Andina das Nações (CAN), afirmou o presidente colombiano Alvaro Uribe.
– O Mercosul vem ganhado mais força do que a CAN e não vejo nenhum problema de que, algum dia, os países se unam em um único bloco – disse Uribe, um dos poucos presidentes da América Latina presentes ao encontro regional para a região realizado pelo World Economic Forum (WEF), para um pequeno grupo de jornalistas e jovens líderes do Fórum.
Uribe, acrescentou que a Colômbia tem como política ampliar o número de acordos de livre comércio, passando de 4 para 45 até o final do governo, e citou como exemplo Chile, Canadá e países da América Central.
O presidente colombiano, um dos com os mais altos índices de popularidade na América Latina, procurou destacar que seu governo vem adotando politicas anticíclicas para combater os efeitos da crise financeira mundial. No entanto, não descartou a possibilidade de o país poder fazer como o México e buscar uma linha de financiamento junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI), como fez recentemente o México.

– A Colômbia terá que se financiar para evitar comprometer o futuro – disse Uribe, que ressaltou que, no momento, o país não precisa de um empréstimo. – Estamos em boa situação diante dessa turbulência mundial e vem ganhando posições no ranking de competitividade na região nos últimos dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário