quarta-feira, 15 de abril de 2009

Lula diz "Ter a Intenção" de Tornar Dilma Candidata

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu hoje que "tem a intenção" de fazer com que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, seja a candidata do PT à Presidência da República em 2010, com o apoio de outros partidos. Em entrevista ao programa "Show do Antonio Carlos", da Rádio Globo AM, Lula afirmou que "fazer o sucessor é uma tarefa gigantesca", mas que a virtual vitória de Dilma "dependerá do trabalho de cada brasileiro e de cada brasileira".

Ele disse também que é "bobagem" imaginar que daqui a quatro anos poderá voltar ao cargo.

—Rei morto, rei posto. Eu tenho é de me contentar e agradecer a Deus porque eu já fui presidente oito anos, eleito duas vezes com mais de 60% dos votos — declarou.

Lula prosseguiu afirmando que deseja que o próximo presidente faça mais do que ele, "com mais competência, e que faça melhor".

— Que o povo não tenha saudade de mim, mas tenha saudade do que a pessoa fez — acentuou.

O presidente ainda falou no programa de rádio sobre a crise econômica global. De acordo com Lula, o Brasil "é o País mais sólido do mundo em meio à crise". Segundo ele, entre os fatores que ajudam, estão o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto de moradias que prevê construir um milhão de casas, a redução temporária do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de carros novos, o estímulo à construção civil, entre outros:

— Estamos cuidando da construção civil para que a economia, quando terminar a crise, volte muito mais forte do que ela estava em julho de 2008.

Lula admitiu ainda, na entrevista, que o prazo para a entrega das residências do plano habitacional depende dos empresários.

— Depende de quem tiver capacidade de fazer, porque o dinheiro nós temos, disponibilizamos os subsídios — acrescentou.

Um comentário: