quinta-feira, 2 de abril de 2009

Especialistas Revelam Novo Retrato de
Leonardo da Vinci

Um grupo de especialistas revelou nesta quinta-feira um retrato recém descoberto de Leonardo da Vinci que mostra o artista e inventor em uma idade madura, com olhos penetrantes e cabelo comprido. A pintura, apresentada em uma coletiva de imprensa em Roma, foi descoberta em dezembro na coleção de uma família da região de Basilicata, no sul da Itália. Se investiga quem pintou o retrato e sua data, mas foi descartado que se trate de um autorretrato.
O historiador Nicola Barbatelli, especialista em época medieval e quem descobriu a pintura, disse que uma análise com carbono 14 na madeira que suporta o tecido determinou que o material data do final do século XV ou princípios do XVI, quando Leonardo (1452-1519) ainda estava vivo.

Entretanto, os especialistas avisaram que a antiguidade da madeira não implica necessariamente que o retrato tenha sido pintado nesta época e disseram que ainda há provas a serem realizadas.

O retrato recém descoberto mostra Leonardo da Vinci com uma túnica escura e um chapéu negro de plumas. A descoberta será exibida junto com outros retratos do artista em uma exibição em Vaglio, sul da Itália, entre 8 de abril e 31 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário